top of page
Buscar
Foto do escritorErick Nurmberger

Desenvolvimento do trabalho g2

Atualizado: 10 de dez. de 2020

Para desenvolvermos um projeto que conciliasse os nossos interesses, eu e minha dupla decidimos, como primeiro passo, conversar sobre quais assuntos e áreas despertam uma curiosidade ou vontade de se aprofundar. O setor de jogos se mostrou o mais compatível e, por isso, tomamos ele como um guia para o brainstorming das nossas ideias. Pensamos em algumas, como uma roupa de corpo inteiro para simular sensações ou toques (que chegamos a conclusão de ser um produto que, além de frágil, seria muito mais valioso para o campo da massoterapia), outra roupa, essa pensada mais na acessibilidade, funcionando como um exoesqueleto que simula diversos movimentos específicos do corpo (acessório voltado para o público paraplégico ou com alguma dificuldade motora) e um dispositivo que, de certo modo, "vicia" o cérebro humano com sons e choques para que reajam a determinados estímulos.


A ideia


A tarefa que levamos para frente foi o desenvolvimento de uma máscara que libera aromas específicos em diversos momentos durante um jogo. A máscara é conectada por um tubo a uma espécie de tanque, onde estarão as fragrâncias e todas as configurações necessárias para que o funcionamento seja perfeito. O tanque é recarregável e terá compartimentos (número ainda não definido) para que os frascos contendo os aromas sejam inseridos e borrifados no tubo. Para que os cheiros sejam liberados no momento certo e para possibilitar o consumo de mais de uma fragrância em uma mesma experiência, o tanque estará configurado por um código que, para facilitar o uso do indivíduo, poderá ser ajustado através de simples botões (essa parte ainda precisa ser melhor pensada). Também serão vendidos, à parte, conjuntos de fragrâncias, ao menos das mais básicas, como os conjuntos Florais, Frutíferos (cítricos e doces) e Culinária.

Com esse produto, buscamos ampliar os limites de uma experiência imersiva e sensorial dentro do campo do Design de Jogos. Pensamos em um equipamento que, por si só, desempenha bem a sua função, mas que pode ser ainda melhor se usado em conjunto com outros equipamentos, como os famosos óculos de realidade virtual. Ainda que existam alguns detalhes a serem pensados e resolvidos, como a ergonomia e conforto do produto e, possivelmente, uma forma de deixá-lo ainda mais imersivo, buscando explorar também os demais sentidos; sentimos que estamos na direção certa para inovar o mundo dos Games.


Um trabalho definitivamente ainda não perfeito

Ainda pensamos, como disse, em aprimorar o nosso produto e, para isso, deixo aqui uma possível ideia que tivemos, reaproveitando aquelas que tivemos no nosso brainstorming. Para transformá-lo em uma experiência multissensorial, mas não apenas um estimulador do olfato, pensamos em um outro equipamento que estimule o tato, sentido esse não muito explorado no campo para qual estamos projetando. Mantendo a ideia de uma body suit, essa poderá reproduzir no usuário sensações como a de estar todo encharcado, ou apenas um pouco molhado. Também, poderá se esfriar e se esquentar, simulando frio e calor, muito interessantes em determinadas partes de um jogo. A maior dificuldade é, sem dúvidas, a fragilidade do equipamento e, por isso, ainda estamos pensando em alternativas. Além disso, isso aumentaria ainda mais o preço de um produto já caro, o que elitizaria em grande escala, efeito não muito desejado por nós, desenvolvedores.



Muitas pesquisas ainda devem ser feitas, tanto sobre a tecnologia em si quanto sobre os melhores materiais para o produto, mas acreditamos que chegaremos em um resultado satisfatório, tanto para nós, designers, como para os consumidores.



Passada 1 semana...

Após uma semana desde os primeiros registros nesse post, volto aqui com algumas atualizações. Durante esse tempo, aprimoramos a ideia do nosso produto, pesquisamos os melhores materiais para a sua construção, pensamos em suas especificações e, por fim, optamos por trabalhar apenas com a máscara, seu sistema e os conjuntos de fragrâncias, deixando de lado a ideia de uma roupa para estimular o tato. Nessa parte, a exposição será mais visual, com os rascunhos feitos durante todo o processo de desenvolvimento da ideia, com apenas alguns curtos textos de apoio.


Tanque (Hardware)

O tanque terá uma placa mãe, 8 tubos de policarbonato pequenos, 1 tubo central com saída para o tubo a parte, um sistema de liga e desliga, 8 compartimentos com travas de pvc, ventoinha, e exoesqueleto de plástico com tampa.

Na sua face superior, terão 8 compartimentos com travas para que as cápsulas de fragrâncias sejam inseridas. Cada um possuirá um leitor de códigos, esses impressos nas cápsulas. No fundo dos compartimentos, 8 tubos menores ligarão os conteúdos até o tubo central, tendo esse encaixe para o tubo principal (esse que conectará o Hardware à máscara). Para melhor visualização, pense na analogia da aranha, onde seu corpo corresponde o tubo central e suas pernas os tubos menores. O tubo central será ventilado por uma ventoinha, essa encontrada na parte de trás do tanque. Em uma das laterais do tanque, terá uma entrada USB para conectá-lo ao computador ou máquina em que o jogo ou a experiência imersiva será reproduzida.

Ainda não definimos o formato do Hardware e, consequentemente, das cápsulas. Na segunda imagem, estão alguns estudos feitos.


Máscara

A máscara será revestida com borracha, visando uma maior conservação do cheiro pela sua propriedade isolante. Cada lado terá um filtro para que o jogador possa respirar e para que o cheiro vá, aos poucos, esvaindo. Duas fitas de elástico serão responsáveis por manter a máscara presa ao jogador, como uma espécie de cinto de segurança. Por último, um encaixe para o tubo principal, localizado na altura da boca.


Cápsulas, frascos, cartuchos, recipientes... (ainda a decidir)

Cartucho de metal com ligação de alumínio, com um código de cobre e uma saída para o tubo pequeno com válvula que abre e fecha. Durante o jogo, os códigos serão lidos e, se a condição for verdadeira, a válvula abrirá, liberando o conteúdo do recipiente e ativando o Sistema Joule-Thomson (imagem de referência acima).

Esses cartuchos serão vendidos à parte, em conjuntos contendo 6 unidades diferentes cada. Os já definidos foram os conjuntos Floral (lavanda, rosa, girassol, eucalipto, margarida e jasmim); Cítrico (laranja, abacaxi, tangerina, limão, kiwi e maracujá); e Tempero (canela, alecrim, curry, baunilha, orégano e coentro).


Tubo principal e Cabo USB

Ambos serão conectores soltos, sendo o tubo um circuito respiratório invasivo, feito de policarbonato, e o cabo um USB azul.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page